sexta-feira, 17 de março de 2023

DINHEIRO É ASSUNTO ESPIRITUAL?

O assunto que muitas vezes não é entendido por maioria dos cristãos, causando divergências, má interpretação e até confusão. Precisamos olhar biblicamente para ele. 

Jesus falou muitas vezes sobre o assunto. E na Bíblia toda temos várias citações sobre o dinheiro, riqueza e prosperidade. 

Na Bíblia versão King James, a palavra “dinheiro” aparece 140 vezes. 

No entanto a Bíblia não se limita a falar apenas de dinheiro, ela utiliza várias outras palavras para citar fontes de riqueza ou a falta dela: 

Por exemplo: “ouro”, “prata”, “riqueza”, “ricos”, “prosperar”, “bem sucedido”, “herança”, “dívida”, “pobreza”, e outras expressões também. 

A palvra “ouro aparece 417 vezes, e “prata” 320 vezes. Essas eram as moedas usadas nos tempos em que a Bíblia foi escrita.

Podemos contar aproximadamente 2.350 versículos sobre o tema financeiro, dinheiro, riquezas e prosperidade. 

Isso nos sugere que o livro demonstra muita importância a tudo que esteja relacionado com dinheiro.

A Bíblia fala em dinheiro mais vezes do que outros temas, em termos de comparação, a palavra oração aparece aproximadamente 500 vezes, amor aproximadamente 460 vezes, fé  500 vezes.

Quase metade das parábolas de Jesus tem algum tipo de menção a dinheiro, e nas cartas escritas pelos apóstolos de Jesus vemos que eles ensinam e corrigem os destinatários sobre a maneira de relacionar-se com dinheiro.

O que disputa diretamente o senhorio de Cristo nos corações dos homens a não ser o dinheiro. Veja:

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. 

O Dinheiro pode ser senhor dos homens. Fazendo dele um escravo. Contrariando o valor espiritual da vida humana que é imensurávelmente mais valiosa. O dinheiro tem o poder de roubar o coração. E despertar os sentimentos mais nocivos no homem, como a ganância e avareza. E a avareza é algo insaciável. 

Quem ama o dinheiro
jamais terá o suficiente;
quem ama as riquezas jamais ficará
satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido. 


Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:
"Nunca o deixarei,
nunca o abandonarei". 

A ganância é sempre o desejo de ter mais. Alimentado pelos sentidos nocivos e destrutivos. 

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. 

Notemos que não há uma proibição em ter bens e riquezas mas sim, a exortação quanto ao amor e apego a tais coisas. Nada e tão perigoso para roubar o coração do homem do que o dinheiro. 

O dinheiro tem o poder de sufocar a Palavra de Deus (Mt 13:22), não permitindo que ela prospere. Como a semente  que cai entre espinhos.


A maneira como vencer o Senhorio do Dinheiro em nossas vidas e pela generosidade, partilha, e doação. 

Os discípulos em atos depositavam aos pés dos apóstolos (At 4:34-37)observe o lugar onde o dinheiro era colocado. Aos pés… como servo nosso e nunca senhor!


O Dinheiro serve na obra de Deus. E aos propósitos de Deus!  Veja um exemplo de como ele pode ser útil.

“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

‭‭Lucas‬ ‭8‬:‭1‬-‭3‬ ‭


Seja Cristo Senhor da sua vida, finanças, e tudo mais. 

Deus abençoe vc!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TEMPO E OS PROPÓSITOS DE DEUS

O TEMPO E OS PROPÓSITOS DE DEUS! Existe uma grande diferença entre o tempo de Deus para a realização dos seus propósitos e o nosso. Mas tamb...